Uma Mensagem Surpreendente

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Uma Mensagem Surpreendente

Eu me lembro claramente de assistir a um seminário no Ontario Bible College,em Toronto. Luis Palau estava lá para falar sobre a vida cristã vitoriosa e o evangelismo. Sempre apreciei o seu ministério evangelístico em todo o mundo e sentia uma integridade espiritual a seu respeito. Aproveitei a oportunidade para aprender com ele pessoalmente.

Como era um seminário de dois dias, decidi poupar o tempo de viagem e passar a noite no dormitório da escola. Após o primeiro dia de reuniões, telefonei para casa. A minha esposa, Linda, estava grávida do nosso quarto filho e tinha uma ultrassonografia marcada para esse dia. Estava ansioso para falar com ela e ouvir como tinha sido a sua consulta. Quando nos falamos ao telefone, ela perguntou: “Você está sentado? Eu sentei e respondi: “Ok, estou sentado, porquê?”. “É sobre o ultrassom de hoje”, continuou Linda. “Fui ao hospital e fiz o procedimento. Enquanto o técnico estava operando a máquina, eu mencionei em tom de brincadeira que tinha um sonho de estar grávida de trigêmeos. Depois de olhar mais de perto para a tela, o técnico disse: “Bem, foi por pouco; vocês terão gêmeos!” Sim, fiquei contente por estar sentado. Em julho daquele ano, Stephen e Jared chegaram sãos e salvos. Sempre que penso naquele seminário com Luis Palau, lembro-me da surpreendente e alegre mensagem da minha esposa: “Vamos ter gêmeos!”

Da mesma forma, tenho notado que muitas vezes as pessoas se assustam quando percebem novas perspectivas de vida abundante em Cristo. Os coríntios provavelmente ficaram surpresos ao ler pela primeira vez: “Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção”. (1 Coríntios 1:30). Escrevendo sobre este texto, Andrew Murray destacou o gracioso trabalho de Deus de unir espiritualmente os cristãos com Cristo: “Toda a vida cristã depende da consciência clara da nossa posição em Cristo. O mais essencial para a permanência em Cristo é a renovação diária da certeza da nossa fé: ‘Eu estou em Cristo’. 

Quantas vezes deixamos que a fraqueza, a culpa, a ansiedade e a depressão nos sobrecarreguem. A vida abundante envolve renovar as nossas mentes para reconhecermos a verdade do que Deus diz sobre o nosso significado e segurança em Cristo. Murray continuou: “Estou em Cristo: criado de novo, feito um ramo da videira, apto para dar frutos. Os cristãos precisam deixar de olhar para a sua velha natureza [a carne], de se queixar da sua fraqueza, Deus não os chamou para aquilo para que são incapazes! Quem dera aceitassem com convicção e alegria a maravilhosa revelação de como Deus, ao uní-los a Cristo, os tem tornado responsáveis pelo seu crescimento espiritual e frutificação! Como toda a hesitação doentia e preguiça desapareceriam, e sob a influência deste poderoso motivo, toda a sua natureza se levantaria para aceitar e cumprir o seu glorioso destino”.

Na autobiografia de Luis Palau, ele recorda as suas lutas pessoais como aluno do primeiro ano na Escola Bíblica Multnomah do Oregon. O seu professor de Vida Espiritual sempre iniciou a sua aula citando Gálatas 2:20, mas o seu significado parecia apenas provocar o jovem evangelista. Palau confessou: “Se eu tivesse que me descrever naqueles dias, teria que assumir que era invejoso, ciumento, demasiado preocupado e egocêntrico, e erradamente ambicioso. Nenhuma luta comigo mesmo me livraria desses pecados. E mesmo assim tentei. Sabia que era terrível, mas sentia-me desprezível; eu odiava a ideia de ser um hipócrita”. Assim, ser um seguidor dedicado de Cristo não garante uma compreensão ou apropriação da vida vitoriosa.

Fiquei surpreso ao aprender algumas ideias essenciais sobre a vida da graça. Se você nasceu do alto (João 3:3), você está EM CRISTO. Considere algumas dessas bênçãos:
 

1. Em Cristo, você é espiritualmente UM COM ELE (1 Coríntios 6:17). Não só Cristo morreu por você, mas VOCÊ morreu COM CRISTO. “Sabendo disso, que o nosso velho foi crucificado com ele…” (Romanos 6:6; Gálatas 2:20). Na verdade, você também foi sepultado com Ele, ressuscitou com Ele e até mesmo ascendeu com Ele (Romanos 6:4; Efésios 2:5-6). Isso tem implicações radicais para sua vida espiritual!

2. Em Cristo, VOCÊ ESTÁ LIVRE da autoridade do pecado. O “velho” agora está fora de cena: “sabendo disso, que o nosso velho foi crucificado com Ele para que o corpo do pecado fosse eliminado, para que JÁ NÃO SEJAMOS ESCRAVOS do pecado. Pois aquele que morreu foi libertado do pecado”(Romanos 6:6-7). Que verdade libertadora! (João 8:32).

3. Em Cristo, você é PARTICIPANTE DE SUA VIDA DE RESSURREIÇÃO: “Agora, se morremos com Cristo, cremos que também viveremos com Ele … Pela morte que Ele morreu, Ele morreu para o pecado uma vez por todas; mas a vida que Ele vive, Ele vive para Deus. Da mesma forma, vocês também consideram-se mortos para o pecado, mas VIVOS PARA DEUS em Cristo Jesus nosso Senhor”(Romanos 6:8,10-11). Essa vida de ressurreição é nosso recurso para vivermos vitoriosamente (Efésios 1:16-21).

4. Em Cristo, você tem uma NOVA IDENTIDADE. Embora você ainda tenha uma identidade relativa baseada em seu gênero, raça, personalidade, situação familiar, etc., estes, agora, são secundários: “Pois todos vocês são filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Pois todos vocês que foram batizados em Cristo, revestiram-se de Cristo. Não há judeu nem grego, não há escravo nem livre, não há homem nem mulher; porque todos sois um em Cristo Jesus”(Gálatas 3:26-28). Visto que sua identidade essencial é baseada no renascimento espiritual, você é chamado de sacerdote real, nação santa, membro da família de Deus, embaixador de Cristo e Sua obra! (1 Pedro 2:9; Efésios 2:10, 19;2 Coríntios 5:20). Isso nos inspira a palavras e ações dignas que adornam a doutrina da graça de Deus (Tito 2:10).

5. Em Cristo, você tem uma NOVA NATUREZA. Como Paulo testificou: “Porque me comprazo na lei de Deus, segundo o homem interior” (Romanos 7:22). Viver em retidão corresponde ao VERDADEIRO VOCÊ! “Todo aquele que é nascido de Deus não peca, pois a sua semente [de Deus] permanece nele; e ele não pode pecar, porque é nascido de Deus” (1 João 3:9).

Visto que uma árvore boa não pode dar frutos ruins, desejos pecaminosos são atribuídos à carne. Esse aspecto carnal da alma está EM nós, mas NÃO somos nós. Isso soa como uma confusão teológica? Aparentemente não, para o apóstolo Paulo. De acordo com Romanos, ele especificou: “Se eu fizer o que não quero, já não sou eu quem o faço, mas o pecado que habita em mim” (Romanos 7:20). Claro, isso não isenta a nossa responsabilidade por nossas ações. No entanto, é reconfortante saber que sua natureza essencial (espírito) é sagrada e está, completamente, do LADO DE DEUS. Quando o cristão nasce de novo, o DNA de Deus é colocado em seu espírito humano – para parafrasear Pedro, “… vocês podem ser participantes da natureza divina…” (2 Pedro 1:4).

Luis Palau veio a descobrir essas verdades da vida abundante em Cristo. O Major Ian Thomas disse em um culto na capela em Multnomah sobre o tema: “Qualquer arbusto velho serve.” Como Deus estava na sarça ardente quando chamou Moisés (Êxodo 3:3), Ele precisa trabalhar em e por meio de cristãos comuns para cumprir a Sua vontade. A mensagem atingiu Palau: “Percebi que eu era aquele tipo de arbusto: o monte inútil, com gravetos velhos e secos. Eu não podia fazer nada por Deus. Todas as minhas leituras e estudos… tentar me moldar segundo os outros, não valiam nada. Só Ele poderia fazer algo acontecer. Thomas falou de muitos obreiros cristão que falharam no início porque pensaram que tinham algo a oferecer a Deus. Eu pensei: “Isso é exatamente a minha situação. Estou no meu limite.” 

Quando Thomas finalizou com Gálatas 2:20, tudo fez sentido para mim. “Fui crucificado com Cristo; já não sou eu quem vivo, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo pela fé no Filho de deus que me amou e se entregou por mim.” Não se pode imaginar a completa libertação que senti como resultado daquele pequeno discurso na capela. Meus anos de busca terminaram. Haveria muitos, muitos outros problemas que precisariam ser resolvidos com base no princípio de Gálatas 2:20, mas minha maior luta espiritual, finalmente, terminara. Eu deixaria Deus ser Deus e Luis Palau ser dependente Dele.

Corri de volta para o meu quarto em lágrimas, e caí de joelhos ao lado do meu beliche. Orei em meu espanhol nativo: “Senhor, agora eu entendi. Eu entendo. Eu vejo a luz no fim do túnel. A questão não sou EU, mas Cristo em mim. Não é o que EU vou fazer pelo Senhor, mas o que o Senhor irá fazer através de mim”. Talvez você esteja procurando por algo a mais em sua caminhada com Deus. Ele proporcionou uma qualidade de vida única em Cristo, uma vida que você não esperava. Como filho de Deus, Jesus é o seu Salvador, Senhor e VIDA! Esse é o seu direito de nascença. Pode assustar você, mas essa mensagem é bíblica e prática. Vamos espalhar as Boas Novas de como Deus liberta pecadores e santos por Sua graça.

John Woodward

Grace Fellowship International

www.gracefellowshipinternational.com

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Leia mais

Seja Especial

Permita que Deus o use e aprenda com João Batista João Batista, primo de Jesus,...

Escolha se Render

A rendição é ruim. Isso significa que você desistiu. Talvez você simplesmente não possa lutar...