Tempo de soltar as amarras

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Tempo de soltar as amarras

Há duas coisas que nos separam de Deus:

 1) O pecado que cometemos contra Ele. 

 2) E o pecado que outros cometeram contra nós. 

Em ambos os casos, só existe um caminho para anular esta separação do Pai, o caminho do perdão. Perdão de Deus para conosco e o nosso perdão, liberado a quem pecou contra nós. 

No livro “10 Escolhas da Vida”, Bob Perdue expressa o fato de que o perdão é, primeiramente, uma questão de escolha, tanto o receber, quanto o liberar perdão àqueles que pecaram contra nós. Somente a disposição de fazer essa escolha, já demonstra respeito, carinho, maturidade espiritual e emocional. 

Só que… perdoar não é coisa para fracos! Requer força de vontade, determinação, obediência a Deus, coragem de enfrentar, sofrer de novo e se desligar da dor que sentimos.  Para a maioria, esse é um processo bem complicado! 

Para explicar a falta de perdão, o autor usa toda a dinâmica do balão de ar quente e eu não pude deixar de lembrar, então, de um entardecer lindo quando meu esposo me levou para um passeio em um enorme e colorido balão. Esse era um antigo sonho meu e, mesmo com uma pontinha de medo, curti muito aquele momento mágico e inesquecível! Notei que o balão de ar quente tem cordas que o prendem a uma âncora no chão e que é necessário que todas elas sejam soltas para que ele ganhe altitude. Ainda que apenas uma única corda continue presa, o balão permanecerá no chão. 

Interessante que a palavra bíblica usada para perdão, no grego “AFESIN”, significa, literalmente, “deixar ir, liberar ou soltar.”  A não ser que nos apossemos do perdão de Deus e que liberemos, completamente, o perdão àqueles que nos feriram, “continuaremos presos ao chão do passado pelas cordas da falta de perdão,” escreveu Bob Perdue. 

De fato, a falta de perdão nos aprisiona ao pecado cometido contra nós por anos a fio! Nos enche de amargura e desejos de retaliação. Ficamos escravizados à emoções corrosivas tais como ira, humilhação, medo, etc. Além disso, a falta de perdão nos amarra às mentiras relacionadas com a dor da ofensa/pecado cometido contra nós, assim como aos rótulos que carregamos vida a fora: “ Sou um fracasso. Sujo. Imprestável. Descartável”, etc. Ao contrário quando, pela graça de Deus, liberamos perdão a quem nos feriu, soltamos estas amarras e somos libertos desta escravidão. O pecado e a dor não têm mais poder sobre nós.

A Bíblia afirma que toda ofensa e pecado deste mundo morrem na cruz de Jesus. 

E vós, estando mortos pelos vossos delitos… vos deu vida juntamente com Ele, tendo-nos perdoado todos os nossos delitos; tendo cancelado o escrito de dívida que era contra nós… o qual nos era contrário, removeu-o inteiramente, cravando-o na cruz”.Colossenses 2:14

Não apenas somos perdoados em Cristo, mas Deus diz através de Jeremias 31:34que “não me lembrarei mais dos seus pecados.” Simples assim, sem nenhuma retribuição ou penitência. 

O perdão é, portanto, graça imerecida e oferecida que precisa ser recebida e, também, liberada aos outros. 

Quantos, hoje em dia, estão no ministério que ainda não têm certeza de que foram totalmente perdoados por Deus?

Quando aceitamos o perdão de Deus através da morte de Cristo, podemos então liberar perdão aos outros. Paulo escreve: “Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo.” Efésios 4:32.  

Veja bem, ser pastor ou líder espiritual não blinda ninguém de estar aprisionado a seus pecados e feridas. A libertação vem, apenas, através da escolha de perdoar e de aceitar perdão. Portanto, se você ainda não conseguiu perdoar quem pecou contra você, saiba que aquela nuvem da falta do perdão vai continuar entre você e Deus. Esta nuvem interfere na comunhão, liberdade e intimidade com Deus e impossibilita o fluir do nosso relacionamento com Deus.  Portanto, é preciso escolher ser perdoado, bem como, escolher liberar seu perdão a outrem.

Porque perdão é algo tremendamente libertador? 

Ao perdoar liberamos, entregamos e abandonamos tudo diante de Deus.E em troca, Ele nos cura, nos honra, e abençoa nosso coração, nossa família, trabalho e ministério!

Portanto, se porventura, ao ensinar outros, você ainda está preso ao chão do passado pelas cordas da falta de perdão, mesmo que seja somente uma amarra, quero te desafiar a soltar, a liberar, agora mesmo, perdão para quem te ofendeu. Um perdão libertador e em nome de Jesus.  Deus nos chamou para liberdade! Ele quer desamarrar as cordas que impedem o levantar daquele vôo lindo e alto para dentro do coração do Seu coração. Portanto, solte as amarras, pois agora é o seu tempo de usufruir do deleite que somente quem escolheu dar e receber perdão, conhece em Cristo, nosso Senhor!

Marli Spieker

Outubro/2020

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Leia mais

Seja Especial

Permita que Deus o use e aprenda com João Batista João Batista, primo de Jesus,...

Escolha se Render

A rendição é ruim. Isso significa que você desistiu. Talvez você simplesmente não possa lutar...